Artefatos em Metal.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Design, sofisticação e qualidade.

Saiba Mais

Saiba mais sobre o aço inox e suas aplicações, além de dicas de limpeza e manutenção.
Invicta Inox

Aplicações do Aço Inox

Aplicações do Aço Inox O aço inox faz parte do dia-a-dia de milhões de pessoas. Está nas cozinhas, nas pias, talheres e panelas. Também está nos eletrodomésticos, automóveis, ônibus e vagões ferroviários. Nas fachadas, elevadores, escadas-rolantes, mobiliários urbanos. E ainda nas cozinhas industriais, equipamentos hospitalares, equipamentos de bens de capital e na indústria em geral. Bonito, prático, versátil, o aço inox oferece um desempenho excepcional e conquista, a cada dia, um novo segmento de mercado. São múltiplas aplicações consagradas pelo uso, facilidade de limpeza, manutenção e assepsia. E inúmeras possibilidades de novas aplicações – que desafiam a ousadia dos profissionais, tanto pelo apelo visual, quanto pela economia e durabilidade.

Tipos de Aço Inox

Tipos de Aço Inox Os aços inoxidáveis (aço inox) são ligas de ferro e cromo, este último com teor mínimo de 11%. A maior resistência à corrosão é obtida pela formação de uma fina camada de óxido e de cromo na superfície do aço. O cromo confere alta resistência à corrosão, em especial a corrosão atmosférica. Para aumentar esta resistência, mais deste elemento é adicionado à liga e/ou outros elementos, como níquel e molibdênio, entre outros. Existem vários tipos de aços inoxidáveis, facilitando, com isso, a escolha do tipo adequado para cada aplicação. Pelas suas propriedades físico-químicas, os aços inoxidáveis se dividem em três grandes grupos:


Estes aços são considerados não-magnéticos no estado recozido. Apresentam excelente soldabilidade e maior resistência à corrosão, em relação aos aços dos demais grupos.

Combinam o baixo limite de escoamento com alto limite de resistência e bom alongamento, oferecendo as melhores propriedades para o trabalho a frio.

Estes aços são magnéticos. Não são endurecíveis por tratamento térmico e, basicamente, são usados no estado recozido. Apresentam melhor trabalhabilidade e resistência à corrosão do que os aços martensíticos.

Possuem boas propriedades físicas e mecânicas e resistência à corrosão atmosférica e a certos meios agressivos, principalmente oxidantes.

Também são aços magnéticos. Estes aços podem ser endurecidos por tratamento térmico e são temperáveis. Apresentam boa resistência à corrosão atmosférica, quando temperados e se destacam pelos diversos graus de dureza e resistência mecânica que podem obter.

A seleção dos aços inoxidáveis martensíticos é feita em função da relação entre as propriedades mecânicas e a resistência à corrosão desejada.

Dicas

Retire o excesso com toalha de papel. Limpe com uma solução de água morna com detergente ou amônia e seque com pano macio.

Limpe com um pano macio umedecido em álcool isopropílico* ou solvente* orgânico (éter, benzina). Para prevenção, aplique sobre a superfície limpa, óleo* mineral para bebê ou vaselina* líquida.

Descole o máximo que puder. Molhe com água morna e esfregue com um pano macio. Se a cola persistir, seque e esfregue, suavemente, com álcool* ou solvente orgânico*. Nunca raspe a superfície ou lâminas ou espátulas, nem use abrasivos grossos.

Caso algum fragmento de aço comum fique preso à superfície de inox, fala aplicações tópicas com cotonete embebido em água e ácido nítrico* a 10%, mantendo o local umedecido durante 20 a 30 minutos. Se for necessário, repita o processo. No caso de manchas mais acentuadas, utilize uma pasta feita com sapólio*, água e ácido nítrico* a 10%, esfregando vigorosamente. Enxágue com solução de amônia* ou bicarbonato de sódio* e seque com pano macio.

Lavar com água e secar bem com pano macio e seco.

Utilize removedores de tintas alcalinos ou à base de solventes. Jamais utilize raspadores ou facas, para não arranhar o inox.

Usar polidor de metal para peças cromadas ou polidor para pintura automotiva.

Para a conservação do aço inoxidável, os melhores produtos são: água, sabão neutro e outros removedores à base de amônia, diluídos em água morna, aplicados com um pano úmido ou esponja de nylon. Após esta aplicação, basta enxaguar abundantemente, preferencialmente com água morna. A fim de evitar o aparecimento de manchas é importante secar com um pano macio.

Caso a limpeza com água e sabão não resolva, aplique uma pasta com gesso ou bicarbonato de sódio* dissolvidos com álcool* de uso doméstico. Passe, suavemente, com um pano macio ou escova de cerdas macias. Não esfregue em movimentos circulares e enxágue, abundantemente, com água morna.

É necessário uma pré-imersão em detergente morno ou numa solução de removedor à base de amônia. Caso não resolva, utilize removedores à base de soda cáustica* (usados em limpeza doméstica). Em último caso, use os sapólios*. Após, enxágue abundantemente e seque com pano macio.

*IMPORTANTE: ao utilizar produtos químicos, devem ser
respeitadas as precauções de segurança necessárias.